Imprimir | Indicar a um amigo II Jornada sobre NeuroEducação | Neurociências, Aprendizagem e Educação
Data: de 23 a 24 de novembro de 2012
Horário: 8h às 17h
Local: ACM - Rua da Lapa, 86, 6º andar - Lapa - Rio de Janeiro
Público: Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto.
Responsável: Thiago de Araújo

PROGRAMAÇÃO 23 DE NOVEMBRO: Neurociência do Aprendizado - Palestra de Abertura Suzana Herculano-Houzel - Neurocientista com pós-doutorado no Instituto Max-Planck de Pesquisa do Cérebro (Alemanha), doutorado na Universidade Paris VI (França), mestrado na Case Western Reserve University (EUA), bióloga formada pela UFRJ. É Cientista do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Pesquisadora 1D do CNPq, e Scholar da James S. McDonnell Foundation. É também autora de seis livros de divulgação científica, colunista da Folha de São Paulo e da revista Mente & Cérebro, e conteudista da Rádio SulAmérica Paradiso. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura (Ciências Naturais) e o Prêmio José Reis de Divulgação Científica (menção honrosa), além da apresentação do NeuroLÓGICA! Quadro sobre a neurociência do cotidiano no Fantástico, na Rede Globo. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção - Oficina Fátima Alves - Mestre em Estudos de Ciências da Saúde e do Ambiente. Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Sócia-Titular da ABP, Docente dos cursos de pós-graduação da AVM Faculdade Integrada, Docente conteudista do curso de pós-graduação e do curso de Graduação da AVM Faculdade Integrada. Autora de livros: "Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção", "Para entender Síndrome de Down", "Inclusão - Muitos Olhares, Vários Caminhos E Um Grande Desafio" e "Como aplicar a Psicomotricidade.

 

PROGRAMAÇÃO 24 DE NOVEMBRO: Neurociência Aplicada à Educação Cognitiva e Emocional Marta Relvas - Neurobióloga, Psicopedagoga, Bióloga, Professora da UCAM/AVM, IBMR e Estácio Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Doutora e Mestre em Psicanálise, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem. Coordenadora do Curso de Pós Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrado as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional e autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem, Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem, Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula, entre outros, todos editados pela WAK. Avaliação Neuropsicológica Cibele Fernandes - Psicóloga (CRP-05/3853), pela Faculdade de Psicologia da Universidade Santa Úrsula. Título de especialista em Psicologia Escolar pelo CRP RJ. Formação em Terapia Familiar. Especialista em Neuropsicologia pela Divisão de Psicologia do Hospital das Clínicas-Faculdade de Medicina USP, concluído em 2009. Autora de diversos artigos para revistas de educação e saúde, além de participação no programa Nota 10 do Canal Futura. Contribuições da Neuroeducação no processo de inclusão educacional e social Bianca Fonseca - Neurocientista, Psicopedagoga e Psicomotricista, Pesquisadora em Neuroeducação (OCC/CeC-NuDCEN/UFRJ), Transpsicomotricista Educacional (UERJ), Especialista em Dificuldade de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação (UERJ) e Mestre em Neurolinguística (IL/UERJ). Atua na área da Educação a mais de 12 anos e é professora colaboradora da Faculdade de Educação da UERJ na pós-graduação de Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação desde 2008. Atua na área de educação com ênfase na educação inclusiva e nos distúrbios do desenvolvimento, comportamento e aprendizagem. Bases e Desafios da Neuroeducação Dr. Alfred Sholl Franco - Neurocientista com Doutorado e Mestrado em Ciências pelo Instituto de Biofísica (UFRJ) e Especialização em Neurobiologia (UFF). É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Professor Associado I na Universidade Federal do RIo de Janeiro onde atua nas áreas de Neuroeducação, Neurofisiologia, Desenvolvimento e Regeneração no Sistema Nervoso. Organizou o livro Caminhos da Neuroeducação. É membro-fundador da Sociedade Brasileira de Neurociências e Educação (SBNED) e atua como coordenador do Centro de Pesquisas em Neurociências e Educação (Neureduc, CNPq) e do Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN UFRJ), onde desenvolve ações de alfabetização, difusão e popularização em Neurociências em escolas do Rio e Grande Rio e para Profissionais da Educação. Autismo e o Processo de Aprendizagem Eugênio Cunha - Doutorando e Mestre em educação, professor, psicopedagogo e jornalista. Leciona na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisador na área educacional vinculado ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação da Universidade Federal Fluminense - GRUPPE/UFF/CNPq. Trabalha, também, na educação de alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais especiais.



Fonte: Creative Ideias




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]