Imprimir | Indicar a um amigo ITI- Curso de Especialização Pais/Bebê
Data: 08 de março de 2013
Local: Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre

Nova Turma – março de 2013

Inscrições abertas para seleção

A observação e a clínica pais-bebê constituem um campo em plena expansão. Para compreendermos a relação pais-bebê, e os meios através dos quais ela se constitui, faz-se necessário um conjunto de conhecimentos, que para nós, está fundamentado na psicanálise, na técnica de observação de bebês de Esther Bick e na teoria do amadurecimento de Winnicott.

 

Objetivo: Fornecer conhecimento teórico e desenvolver habilidades práticas em profissionais que desejem aperfeiçoar sua atuação junto a gestantes, parturientes, púerperas, pais-bebê, cuidadoras-bebês em diferentes contextos. É dada especial atenção à discussão clínica, de modo a equiparar o conhecimento teórico à prática.

Público Alvo: profissionais da área da saúde e educação (psicólogos, psicanalistas,  pediatras, neonatologistas, fonoadiólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, enfermeiros(a), assistentes sociais e demais interessados.

Duração do Curso: 2 anos – 4 módulos

         ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS: 15 por turma

Início em 08/03/2013 - Apresentação dos participantes, do programa e distribuição do material.

LOCAL: Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre

            Rua Ramiro Barcelos, 1517, sala  208. P.A.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

ü  Desenvolvimento: desde a concepção até o 2º ano de vida

ü  Teoria do Amadurecimento de Winnicott

ü  Psicopatologia na gravidez, parto,  puerpério e desenvolvimento

ü  Bases Biológicas que sustentam a teoria do desenvolvimento de Winnicott

ü  Observação de Bebês pelo Método Bick

 

PROFESSORES:

Dra. Angela Wirth

Médica psiquiatra, psicanalista. Membro Associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SSPA) filiada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Acompanha o serviço de neonatologia do ex-hospital São Rafael, hoje Unimed em Novo Hamburgo, desde 1998.

 

Psic. Beatriz Chwartzmann

Psicóloga, psicanalista. Membro Associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SSPA) filiada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Diretora do Núcleo Pais-bebê do ITIPOA. Professora do curso: “Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê” do ITIPOA há dois anos.

 

Dra. Ivanosca Martini

Médica psiquiatra, psicanalista. Membro Associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) filiada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Presidente do ITIPOA. Professora do curso “Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê” do ITIPOA. Entre 1999 e 2002, acompanhou como observadora os pacientes internados na enfermaria pediátrica do Instituto de Cardiologia de POA. Desde 2005, participa como psicanalista convidada na equipe de Alto Risco do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Atualmente desenvolve um trabalho de assessoria (que tem por base o Método Esther Bick) junto aos monitores da Fundação Tênis da Gerdau.

 

Psic. Paula Sarmento Leite

Psicóloga, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPPA) filiada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Professora do curso “Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais - Bebe”.

 

E PROFESSORES CONVIDADOS

 

INSTITUTO DE TERAPIAS INTEGRADAS DE POA

Rua Ramiro Barcelos, 1517, sala  208. P.A.

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES: entrar em contato com a secretaria do ITI, pelo fone (51) 3311.3008

Ou por e-mail [email protected]







Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]