Imprimir | Indicar a um amigo Convite - CELPCYRO comemora 15 ANOS E TRÊS TEMPOS
Data: 11 de agosto de 2012
Horário: de 10 às 18 horas
Local: Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028/Praça da Alfândega



11 de agosto de 2012 -  Sábado - de 10 às 18 horas

Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028/Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre 


Coordenação:  Maria Helena Martins e Léa Masina


Abertura - Maria Helena Martins – CELPCYRO 15 ANOS

Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO - 


Palestra de Abertura -  11h00 - 11h30

Palestrante:  Carlos Jorge Appel: Professor de Literatura, Crítico Literário, Diretor da Ed. Movimento, Editor de Cyro Martins 


I - Sem rumo – 1º. romance da “Trilogia do Gaúcho a Pé" - 11h30-12h30

Joana Bosak de Figueiredo - Mestre em História e Doutora em Literatura Comparada. Leciona na pos-graduação da UNISINOS e UBA - Argentina.

José Francisco Botelho - Jornalista, bacharel em Comunicação Social (PUCRS), Mestre em Letras(UFRGS). Escreve para publicações de circulação nacional. Premiado pela Fundação Biblioteca Nacional.

Coord.: Donaldo Schüler - Doutor em Letras e Livre-Docente pela UFRGS. Pós-doutorado na USP. Conferencista, ensaísta, ficcionista e poeta. Escritor e Prêmio Jabuti.


Comentários entre componentes da mesa e platéia

Sorteio de livros de Cyro Martins


Intervalo


II - Um Menino vai para o Colégio - novela de inspiração autobiográfica - 14h30-15h30

Amanda Dutra de Oliveira - Graduada em Letras (UFRGS), professora de literatura (Escola Municipal de Ensino Fundamental José Carlos Ferreira- Guaíba - RS) Colaboradora do CELPCYRO desde 2008. Coordenadora da primeira realização do projeto Cyro Martins Vai às Escolas, em 2008.

Gisele Bandeira - Graduada em Letras (UFRGS), Mestre em Letras (PUCRS), com a Dissertação Exílio e Memória nos contos de Cyro Martins.  Possui experiência em pesquisa literária historiográfica e sul-riograndense. Professora da rede municipal da cidade de Viamão/RS.

Coord.: Juremir Machado - Doutor em sociologia pela Sorbonne, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS, escritor, tradutor e jornalista, colunista diário do Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

 

Projeção do curta-metragem Um menino vai para o Colégio 

Troca de idéias sobre a relação livro e filme



III - O Príncipe da Vila - onde literatura e loucura se encontram - 16h15 - 17h30 

Betina Mariante Cardoso - Médica Psiquiatra com Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG-UFRGS); Mestre em Psiquiatria (UFRGS). Colaboradora do Setor de Humanismo Médico do CELPCYRO. Sócia-fundadora da Casa Editorial Luminara.  Membro do Setor de Literatura & Psiquiatria da Associação Psiquiátrica Mundial (WPA), desde 2009.

Rafael Bán Jacobsen - Escritor, músico, professor e físico da UFRGS. Autor de Tempos & Costumes (Prêmio Açorianos) e dos romances Solenar ( Prêmio Açorianos) e Uma Leve Simetria (finalista do Prêmio Açorianos e do Prêmio Livro do Ano, da AGES).  

Ricardo Barberena - Graduado em Letras (UFRGS), Doutor em Letras (UFRGS), Pós-Doutorado (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PUCRS).  Coordenador do Acervo Cyro Martins (DELFOS - PUCRS).

Coord.: Léa Masina - Mestre em Literatura Brasileira, Doutora em Literatura Comparada. Crítica Literária,  Estuda, especialmente, a literatura sul-rio-grandense  e os autores clássicos. Dedica-se à crítica literária no trabalho de acompanhamento a escritores e editores e na qualificação de textos literários. Possui diversos livros publicados, sendo o último o Guia de Leitura: 100 autores que você precisa ler. (2007, l&pm).Possui artigos críticos publicados em jornais do Brasil e do exterior.


Comentários entre componentes da mesa e platéia


IV - Leitura dramática de fragmentos de O Príncipe da Vila- 17h30 - 18h
Natália Souza - Cursou Universidade de Teatro-Instituto de Artes (UFRGS); Prêmio de Melhor Corpo Coreográfico do Estado(Rio Pardo-RS). Principais cursos: Mimo Corpóreo de Etienne Decroux (Leena Alaniz); Mímica Corporal(Thomas Leabhart). Participa do grupo de pesquisa As Técnicas Corporais do Gaúcho e sua Relação com a Performance do Ator/Dançarino, orientada por Inês Marocco. Principais espetáculos: Faustina, dir: Isandria Fermiano; Incidente em Antares, dir:Inês Marocco.

Anildo Michelotto - Ator e bacharelando em Teatro (UFRGS). Bolsista da pesquisa "As Técnicas Corporais do Gaúcho e sua Relação com a Performance do Ator/Dançarino", orientada por Inês Marocco. Participa de oficinas e cursos:"Mimo Corpóreo de Etienne Decroux" (Leena Alaniz); "Mímica Corporal" (Thomas Leabhart); "Máscara Neutra" (Inês Marocco). Integra Grupo Cerco, atuou em O SobradoTrago Sorte Mentira e Morte e Incidente em Antares.  Participou nos curtas Borro (Marina Rosa) e Caminho Que Volta (Filipe Rossato) e nas performances PalavrasBestiário I Zoomórfico"Bestiário IV Zoomórfico, criações de  Elcio Rossini.

Dir.: Inês  Alcaraz Marocco - Diretora de espetáculos e pedagoga. Bacharel em Direção Teatral (1974) e Licenciada em Arte Dramática (1976) - DAD-UFRGS). Formação complementada em Paris:graduação de DESU , Mestrado de D.E.A  e Doutorado em Esthétique Sciences et Technologies des Arts - Etudes Théâtrales et Chorégraphiques´(Universidade de Paris 8). Curso de Mime-Théâtre-Mouvement e  Curso do L.E.M (Laboratório do Estudo do Movimento), na Escola Internacional Jacques Lecoq em Paris. 


Encerramento - Maria Helena Martins - 
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Fundou o CELPCYRO em 1997 e foi sua Diretora-Presidente até 2011. Atual Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO


Realização:logo celpcyro jpeg    Apoio: pucrs e santander

--------------------

 

Inscrições gratuitas aqui  -  Vagas limitadas

Serão fornecidos Certificados computando 08 horas de atividades 

Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil
Tel/Fax: 0xx-51-3224-4233 e 0xx-51-3224-8209





Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]