Imprimir | Indicar a um amigo Seminário: Medicalização da Educação, da Saúde e da Sociedade (online)
Data: 22 de junho de 2012
Horário: 14 horas
Local: Online - http://www.redehumanizasus.net/sala-de-eventos

Não perca o próximo Seminário de Atenção Primária:

Medicalização da Educação, da Saúde e da Sociedade: a quem interessa e como enfrentamos essa questão?

Dia: 22/06/2012 às 14 horas


Transmissão e participação via rede HumanizaSUS

www.fm.usp.br/gdc/docs/cseb_121_folder%2022062012%20of.pdf
 


SEMINÁRIO: "Medicalização da Educação, da Saúde e da Sociedade: a quem interessa e como enfrentamos essa questão?"
Dia: 22/06/2012
Horário: 14 horas

Transmissão e participação via rede HumanizaSUS

Sugerimos que se reúnam em grupos para assistir, debater e participar!

Site: www.fm.usp.br/cseb

PROGRAMAÇÃO:

Boas Vindas: Alexandre Nemes Filho - Diretor Técnico doCSEB

Coordenação: Mariana Arantes Nasser

Apresentações:

Adriana Marcondes Machado

Maria Aparecida Affonso Moysés

 

Sobre as participantes:

Adriana Marcondes Machado - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Trabalhou como psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo de 1986 a 2000. Atualmente é professora do Instituto de Psicologia da USP, Departamento da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: psicologia escolar, pesquisa-intervenção, educação inclusiva, relação saúde-educação.

Maria Aparecida Affonso Moysés - Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973); doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979) e Livre-Docência em Pediatria Social na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1998). Atualmente é Professora Titular em Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua atuação em ensino e pesquisa é na área de Atenção à Saúde do Escolar, em especial nos campos de medicalização do comportamento e da aprendizagem, avaliação cognitiva; aprendizagem e desenvolvimento. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento e Direitos, no CIPED (Centro de Investigações em Pediatria) da UNICAMP.

Mariana Arantes Nasser - Médica sanitarista do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CSEB), onde coordena o Programa de Atenção à Saúde na Adolescência ? PASA. Representa o serviço no Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

 

SOBRE AS INSTITUIÇÕES E OS GRUPOS PARCEIROS PARA ESTE SEMINÁRIO

 

O Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSEB) é uma unidade docente-assistencial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com atuação dos Departamentos de Medicina Preventiva, Pediatria, Clínica Médica e FOFITO (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) e Escolas da USP da área de saúde. Desde 1977, o CSEB tem contribuído para o desenvolvimento das práticas de atenção primária à saúde no Brasil, especialmente através de suas atividades de formação e pesquisa em serviço. Os Seminários de Atenção Primária à Saúde acontecem desde 2005. Em 2012, o CSEB completa 35 anos!

 

O Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade foi lançado em 2010, com a finalidade de articular entidades, grupos e pessoas para o enfrentamento e a superação do fenômeno da medicalização, bem como mobilizar a sociedade para a crítica à medicalização da aprendizagem e do comportamento.

Na parceria para este seminário, tem destaque a atuação do Grupo de Trabalho Educação & Saúde, que desenvolve recomendações para orientação de profissionais e atuação anti-medicalizante nos serviços. Uma notícia importante é a aprovação do Dia Municipal de Luta contra a Medicalização na Educação da Cidade de São Paulo (11 de novembro), Projeto de Lei 15.554/2010, de autoria do Vereador Eliseu Gabriel (PSB/SP) e sancionado pela Prefeitura.

A Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. Seu objetivo é criar uma rede de colaboração, que permita o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um. Trata-se de uma arena aberta pela Política Nacional de Humanização para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, métodos, diretrizes e dispositivos. Uma aposta no coletivo. A grande aposta é que essa experiência colaborativa aumente nossa potência coletiva para o enfrentamento dos grandes e complexos desafios da humanização no SUS. 






Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]