Imprimir | Indicar a um amigo II Seminário em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Data: 29 de março de 2012
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo, SP
Responsável: Floriano Pesaro

Organizado pelo vereador Floriano Pesaro, em parceria com diversas entidades, o II Seminário em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down será realizado no dia 29 de março, das 8h30 às 13h, na Câmara Municipal. O evento tem como objetivo reunir ideias e experiências para o desenvolvimento de políticas públicas para esta população.

 Entre os palestrantes, estão a secretária estadual dos direitos da pessoa com deficiência, Linamara Rizzo Battistella; o secretário municipal da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, Marcos Belizário; o secretário municipal de esporte, lazer e recreação, Bebetto Haddad;  o diretor clínico do centro de estudos e pesquisas clínicas de São Paulo, Zan Mustacchi; o secretário de cultura e artes plásticas, Carlos Augusto Machado Calil; e o ativista e blogueiro Guilherme Bara.

Confira a programação

O evento será conduzido por Fernanda Jimenez Rodrigues, mestre de cerimônia de 35 anos, com Síndrome de Down, e funcionária do gabinete de Floriano Pesaro.

Contamos com a ampla participação da sociedade para debater os avanços das políticas públicas para o desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down, com foco na cultura, esporte e lazer.

No evento, será divulgada a realização do “Censo Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo” - o primeiro da história da cidade de São Paulo direcionado às Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Trata-se de uma pesquisa para saber quantas são, onde estão e como vivem estas pessoas, visando melhorar e ampliar os serviços públicos oferecidos nas áreas da saúde, transporte, educação, lazer, entre outros.

Se você tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, ou conhece alguém que possua, fale sobre o CENSO-INCLUSÃO e ajude São Paulo a ser um lugar melhor para todos. O levantamento será realizado entre 23 de março a 21 de maio de 2012. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.censoinclusao.sp.gov.br.

O II Seminário em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down é realizado em parceria com a ADID (Associação para Desenvolvimento Integral do Down); o Instituto Olga Kos; a ONG Vamos Juntos e o Grupo Chaverim.

 

Dados Gerais:

 

Relatório Mundial da Deficiência, organizado pela ONU, revela que o número de pessoas com algum tipo de deficiência já soma 1 bilhão em todo o mundo. O dado faz cair por terra o senso comum de que questões relacionadas à inclusão interessam apenas a uma minoria.

Segundo dados do IBGE (Censo 2000), há no Brasil 24,5 milhões de cidadãos com algum tipo de deficiência; o que equivale a 14,5% da população nacional. No Município de São Paulo, representam cerca de 1,1 milhão de habitantes – o equivalente a 10,32% da população paulistana.

Levantamento preliminar do Censo de 2010 aponta  um aumento neste índice. O percentual de pessoas que disseram possuir alguma deficiência foi de 23,9%. Em 2000, ano em que foi realizada a última pesquisa, este índice era 14,3%.

Considerando a importância do tema, o vereador Floriano Pesaro propôs dois projetos na área de inclusão da pessoa com deficiência: o PL 95/2011, que dispõe sobre a Política de Atendimento de Educação Especial, por meio do Programa INCLUI. E o PR 12/2010, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, que debate questões relacionadas à mobilidade dos cidadãos paulistanos, com destaque aos cadeirantes.

O que é a Síndrome de Down:

A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.

Em referência a esta nomenclatura, a data originalmente escolhida para a celebração da data foi 21/03, e alusão à trissomia (3º mês do ano) e ao número do par do cromossomo (21).

Síndrome de Down - Incidência:


A Síndrome de Down não pode ser considerada como uma doença. É um distúrbio genético que ocorre em um de cada 700 bebês nascidos vivos em todo o mundo. A alteração genética traz uma série de problemas de saúde que demandam cuidados, mas que não impedem o convívio do indivíduo em sociedade.






Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]