Imprimir | Indicar a um amigo II Curso Cuidar de si com arte - Terapia Expressiva no Rio de Janeiro
Data: de 15 de março a 15 de dezembro de 2012
Local: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO
Público: profissionais da saúde e do cuidado
Responsável: DENISE VIANNA

Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no HUAP

Programa TECI-HUAP, Hospital Universitário Antônio Pedro, UFF, Março a dezembro de 2012

Terapia Expressiva é conjunto de procedimentos que utiliza materiais diversos para intermediar a expressão de conteúdos psíquicos, com finalidades terapêuticas fundamentação teórica na Psicologia Analítica, de C.G.Jung, termo adotado em substituição à nominação corrente “Arteterapia”.

O I Curso Cuidar de Si com Arte - para 30 profissionais da área de saúde - ocorreu com aulas teórico-vivenciais Infusão de Vida, práticas de grupo no Núcleo de Atenção Oncológica, atendendo a 480 pacientes por semestre.

Em 2012, o II Curso Cuidar de Si com Arte - para 30 profissionais da área de saúde - com ação Infusão de Vida em um novo campo no HUAP Para 30 profissionais de saúde do HUAP e outras instituições, oferecerá um espaço para cuidar de si e melhorar o desempenho e a qualidade do cuidado que oferecem, fortalecendo a conexão com o ideal de sua profissão e promovendo a integralidade das ações no hospital dinâmicas com materiais diversos favorecem o aprimoramento do cuidador em saúde e o lidar com o significado da vida e da morte, doença e cura, e da meta da recuperação de autonomia dos pacientes.

Desenvolvido em dois módulos semestrais consecutivos, de 120 horas cada um, com uma aula teórico-prática vivencial semanal de 13 às 17h e práticas de campo mensais de 8 às 12h.

As entrevistas serão agendadas a partir de novembro de 2011.

O Curso terá início em março de 2012, e a seleção será feita no mês de fevereiro.

Informações e inscrições: [email protected] Denise Vianna e Anna Alice M.

 



Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]