Imprimir | Indicar a um amigo Conversando sobre Saúde e Espiritualidade
Data: 02 de julho de 2011
Horário: Às 10hs
Local: Rua dos Andradas, 1180 – Centro - Porto Alegre, RS / Auditório da FATO – Faculdades Monteiro Lobato

A medicina vem aprofundando seu estudo referente à importância da espiritualidade para a saúde humana. Isso se reflete no aumento significativo de pesquisas e publicações sobre o assunto, assim como o surgimento de disciplinas dentro das Universidades para aprofundar esses conhecimentos com a proposta de realizar a intersecção entre saúde e espiritualidade.

As pesquisas médicas têm demonstrado que o exercício da espiritualidade tem sido um importante instrumento de apoio para a melhora geral do paciente. Além da melhora clínica e da qualidade de vida dos pacientes, a prática espiritual abrevia o tempo de internação e do uso de medicação, diminuindo o custo do tratamento médico ao paciente e ao sistema de saúde.

Tudo isso tem gerado uma necessidade de se ampliar a discussão nessa área, preparando o profissional da saúde para tratar desses assuntos de forma cuidadosa e qualificada, capacitando-o a realizar pesquisas e de trazer esses conhecimentos para a sua prática profissional.

O debate proposto visa mostrar as relações entre saúde e religiosidade/espiritualidade, sua implicação na prática médica e as principais linhas de pesquisas. Refletir sobre as novas possibilidades terapêuticas com a inclusão da dimensão espiritual.

Debatedores: 

Dr. Carlos Eduardo Accioly Durgante – Espiritualidade no processo de Envelhecer        Licenciado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul). Especialista em Medicina Interna e Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia. Autor de vários livros entre eles “Velhice culpada ou inocente?” e “Pondo Fé na Ciência – A Relação entre Fé e a Saúde”.

Dr. César Geremia – Atualidade Científica em EspiritualidadeGraduação em Medicina em 1989 pela FFFCMPA, Pediatra, Mestre em Medicina com ênfase em Endocrinologia Pediatrica, Título de Especialista em Pediatria, Título de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica pela Soc. Bras. De Endocrinologia e Metabolismo, Professor de Fisiologia da ULBRA. 

Dr. Gilson Luis Roberto – Conceito de Espiritualidade e sua Implicação na Saúde MentalGraduado pela PUC-RS em 1991, com formação em homeopatia e Pós-Graduação em Psicologia Analítica Junguiana.Vice-Presidente do Hospital Espírita de Porto Alegre. Professor convidado em várias atividades de extensão universitária na área da saúde e espiritualidade , com inúmeras publicações entre elas a participação do livro Espiritualidade e Qualidade de Vida publicado pela EDIPUC.  

Dra. Tatiana Freitas Tourinho – Saúde e EspiritualidadeMédica formada na PUCRS em 1986, Residência em Medicina Interna, Residência em Reumatologia, Título de Especialização em Reumatologia AMB, Título de Especialista em Densitometria Óssea AMB , Professora de Reumatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Mestre e Doutora em Clínica Médica pela UFRGS.



Fonte: Maria Justina Nunes




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]