28 de setembro de 2011
Imprimir | Indicar a um amigo “Cuidadores, e agora o que fazer?” é tema de palestra na Semana do Idoso

A programação da Semana do Idoso,realizada pela Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso (APPI) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (CMDPI), reserva para hoje, às 14h, a palestra “Cuidadores, e agora o que fazer?”, no Salão da Paróquia Santa Luzia (Rua Alfredo E. Allen, 183, parada 79), com Jurema Job, presidente da Associação de Cuidadores de Porto Alegre, e Iride Cristófoli Carbelon, enfermeira da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). 


Com o objetivo de fornecer informações sobre uma doença que atinge um número cada vez maior de pessoas, ontem ocorreu a palestra “Os cuidados com a doença de Alzheimer”. O evento, que ocorreu no Salão da Paróquia Santa Luzia, na parada 79, tratou de assuntos como situações emergenciais, locomoção, cuidados e importância da administração de medicamentos em portadores de Alzheimer. 

Na abertura, a coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso, Maribel Wagner, elogiou a participação do público e ressaltou que o Centro oferece todo o apoio ao idoso e aos familiares na identificação e nos cuidados relativos à doença. Também conhecido como a ‘Casa do Idoso’, o Centro está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 183, parada 74, bairro São Geraldo. 

Palestrante convidado, o médico especializado em geriatria, Roberto Nhuch, comentou que o principal sintoma da doença é a perda da memória que, com o tempo, pode levar o paciente a precisar de auxílio até para executar tarefas rotineiras, antes realizadas com facilidade como, por exemplo, se vestir ou tomar banho. 

— O diagnóstico conta com uma avaliação que leva em conta eventuais prejuízos nas atividades diárias do paciente. 

A partir da constatação da Doença de Alzheimer, o primeiro suporte é dado para os familiares, com o objetivo de que o paciente receba o tratamento adequado para viver bem com a doença — complementou. 

— Como se trata de uma doença que não possui cura, todo o cuidado na prevenção é importante. Através da palestra com um especialista é possível saber quais são os primeiros sinais da doença e os cuidados apropriados que ajudam o idoso a viver com mais conforto — frisou a assessora da APPI, Maria Enir dos Santos. 

Confira a programação completa da Semana do Idoso: 

28/09 – Quarta-feira 
14h – Palestra: Cuidadores, eagora o que fazer?’ 
Jurema Job - Presidente da Associação de Cuidadores de Porto Alegre 
Iride Cristófoli Carbelon – Enfermeira da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) 
Local: Salão da Paróquia Santa Luzia (Rua Alfredo E. Allen, 183, parada 79) 

29/09 – Quinta-feira 
14h – Palestra sobre Assistência Social 
Patrícia Rodrigues – Coordenadora do Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social de Gravataí (CRESS) 
Laura Coimbra – Representante das Casas Asilares no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 
Maria Laura C. Bicca – Assistente Social do Hospital Conceição 
Local: Salão da Igreja Matriz (Rua Cônego Pedro Wagner, 717, Centro) 

30/09 – Sexta-feira 
14h – Marcha pelo fim da violência contra o idoso 
Participação da Federação Riograndense da Terceira Idade (FRITID) Saída: Praça do Quiosque Encerramento com a Ala das Baianas, da Escola de Samba União da Tinga 



Fonte: Jornal de Gravataí - Geral | Pág. 3 - Clipado em 28/09/2011




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]