27 de setembro de 2010
Imprimir | Indicar a um amigo AVC – avançam as pesquisas!
Um gene responsável pela morte de células cerebrais após um episódio de AVC (acidente vascular cerebral) foi descoberto por um grupo de cientistas. O NOX4 produz peróxido de hidrogênio, uma molécula cáustica usada numa solução aquosa conhecida popularmente como água oxigenada. Segundo o estudo, a inibição do NOX4 por uma droga experimental em ratos de laboratório que sofreram AVC reduziu drasticamente os danos ao cérebro e preservou funções. "O AVC isquêmico - com interrupção do fluxo sanguíneo numa região do cérebro - é a segunda principal causa de morte em todo o mundo e, atualmente, conta com apenas uma terapia aprovada. A eficácia dessa terapia é moderada e pode ser usada em apenas cerca de 10% dos pacientes. Os outros 90% são excluídos devido a contraindicações", disse Christoph Kleinschnitz, da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, um dos coordenadores do estudo. A pesquisa teve outro resultado muito importante: a eliminação do NOX4 em ratos de laboratório não resultou em qualquer anomalia. Isso diminui as hipóteses de que futuras drogas inibidoras da enzima tenham efeitos colaterais. "Os resultados do estudo terão implicações para outros estados não sadios nos quais suspeitamos que o peróxido de hidrogênio e radicais relacionados tenham um papel importante e que, até o momento, se mostraram refratários a terapias com antioxidantes ou com vitaminas", explicou Harald Schmidt, professor da Universidade Maastricht, na Holanda, outro coordenador. Entre os problemas de saúde para os quais a inibição do NOX4 representa unia alternativa a ser investigada em novos estudos estão câncer, Parkinson, Alzheimer e doenças cardiovasculares.




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]