04 de agosto de 2011
Imprimir | Indicar a um amigo ANS amplia lista de novos procedimentos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem uma resolução que amplia a lista de cobertura assistencial obrigatória para os planos de saúde. Os convênios terão de custear, a partir de janeiro de 2012, mais de 60 novos procedimentos, como cirurgia de redução de estômago por videolaparoscopia e a tomografia especial “Pet Scan”, usada no diagnóstico de câncer.

Os clientes também terão direito a mais 13 novos exames e tratamentos, como terapia para tratamento de artrite, Doença de Crohn e espondilite. Outra novidade é o tratamento ocular quimioterápico com antiangiogênico, angiotomografia coronariana, pet-scan oncológico (para pacientes portadores de câncer colo-retal com metástase hepática potencialmente ressecável) e oxigenoterapia hiperbárica (para tratamento do pé diabético).

A resolução publicada no Diário Oficial da União atualiza o “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde”, referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999. A revisão do rol, segundo a ANS, teve a participação de representantes de órgãos de defesa do consumidor, dos convênios e de conselhos profissionais, entre outros. A consulta pública sobre a nova lista recebeu 6.522 contribuições – 70% de consumidores – em pouco mais de um mês.

A revisão da lista excluiu cinco procedimentos antes previstos. Entre os quais, a embolização de artéria uterina, usado para tratar fibróides uterinos, retirado a pedido do Ministério da Saúde. As outras exclusões ocorreram porque os procedimentos foram considerados obsoletos ou porque já têm alternativas mais modernas no mercado. A lista completa pode ser conferida no site da ANS (www.ans.gov.br).

Para a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), a inclusão de procedimentos pela ANS sem que tenha sido feita estimativa de custos é um “absurdo”. Segundo a entidade, que representa mais de 200 operadoras, a mudança “pode custar a falência de algumas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte”.



Fonte: Zero Hora - Economia | Pág. 19




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]