24 de novembro de 2015
Imprimir | Indicar a um amigo Discurso de um dos Visitadores do Programa Primeira infância Melhor - Concurso do PIM

Cuidadores especiais que cuidam de nossas crianças foram premiados num concurso de vídeos do Governo do Estado RS, um projeto que tem mais de cinco anos e é um sucesso! Vejam o discurso do representante dos visitadores do PIM - Programa Infância Melhor. Apostar na criança é apostar da pessoa! Abaixo do discurso a seguir, estão os ganhadores do Concurso Salvador Célia 2015.

É tão somente no brincar que a criança ou adulto é capaz de ser criativo e de usar toda potencialidade, e é apenas sendo criativo que o individuo descobre o eu. Vinculado a isso, temos o fato de que somente no brincar a comunicação é possível, é no espaço potencial que ocorre a comunicação significativa. Afirmou Salvador Célia, que dá seu nome ao Prêmio do PIM.
É através do brincar, que a criança reproduz e vivencia as experiências do mundo que a cerca, tão somente no brincar, como dizia ele, que a criança ou adulto é capaz de ser criativo, e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre seu eu.


Nós, Visitadores do Programa Primeira infância Melhor, temos como base o brincar como uma das ações norteadoras do desenvolvimento infantil. A família, como peça principal dessas ações, e a comunidade em que essas famílias e crianças estão inseridas, o ambiente onde ocorrerão essas ações.


O Visitador do PIM, como autor dessas ações, busca desenvolver ações que promovam o desenvolvimento integral da criança através de atividades lúdicas juntamente com a família e com a comunidade, proporcionar momentos de diversão nas brincadeiras com afeto e carinho, trocando experiências. Tudo em prol do desenvolvimento integral da criança.


Muitas vezes a caminhada do Visitador em suas atividades domiciliares é árdua, principalmente quando se depara com situações de extrema vulnerabilidade. Vulnerabilidade esta, ao qual me refiro, não somente a de extrema pobreza, mas sim, vulnerabilidade de atenção, de carinho, de afeto e de esperança em dias melhores. É o que muitas famílias que estão sobre o nosso cuidado vivenciam. É frente a essa realidade que nós, Visitadores, buscamos inspiração e força para seguir em frente, acreditando que fazemos a diferença para as famílias, suas gestantes e crianças.


Para meus queridos colegas de caminhada, faço das palavras de Cora Coralina as minhas palavras, porque carrega em sua fala um pouco do que representamos e somos para as famílias sob nossos cuidados: Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lagrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa do outro mundo, é o que da sentido a vida...


E nós, queridos visitadores, somos tudo isso e muito mais: somos promotores de infâncias felizes.
Aos nossos governantes e sociedade peço: continuem a acreditar e investir na infância, garantindo assim, o direto de nossas crianças terem uma PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR.  


Nilo Edenilson Liessem Jacinto, visitador do PIM
discurso realizado no dia 24/11/2015,

na entrega do Prêmio Salvador Célia 5ª edição,

Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS.

 



Vencedores da 5ª Edição do Prêmio Salvador Celia, do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). São 11 músicas originais elaboradas pelos visitadores, uma por macrorregião de saúde do Estado. A iniciativa integra as comemorações da 13ª Semana Estadual do Bebê, que ocorre até o dia 28/11, e é uma homenagem ao médico Salvador Celia, que se dedicou a promover ações de cuidado a bebês e crianças.

VENCEDORES

PIM (Primeira Infância Melhor) 

■ Centro-Oeste: Santiago (Andressa Peruzzi) 

■ Metropolitana: Santo Antônio da Patrulha (Inês Linck Schepff) 

■ Missioneira: Horizontina (Ângela Cristina da Silva) 

■ Norte: Vila Lângaro (Angélica Dalmina) 

■ Serra: Gramado (Tiago Rodrigues) 

■ Sul: Pelotas (Thifany de Ávila) 

■ Vales: Teutônia (Nilo Edenilson Liessem Jacinto) 

■ ESF (Estratégia Saúde de Família) 

■ Centro-Oeste: Uruguaiana (Alex Sandro Gonçalves Dalcanales Jr.) 

■ Metropolitana: Viamão (Janete Isabel Medina Silva) 

■ Missioneira: São José do Inhacorá (Fabiane Knob Pietrzacka) 

■ Norte: Tapera (Adriana Varga)


Fonte: do autor




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]