17 de setembro de 2015
Imprimir | Indicar a um amigo Parabéns ao municipio de Esteio/RS. Prontuário eletrônico ultrapassa marca dos 500 mil atendimentos na rede SUS

Prontuário eletrônico ultrapassa marca dos 500 mil atendimentos no município

O projeto de informatização da rede de atendimento de saúde no municipio, o Saúde Conectada, tem dois importantes registros. O primeiro deles é a marca de 500 mil registros de atendimentos no Prontuário Eletrônico do Sistema Integrado de Gestão em Saúde (Sigs). O segundo é a inclusão da ecografia entre os procedimentos autorizados diretamente nas unidades básicas de saúde (UBS). O meio milhão de registros no Prontuário Eletrônico são dados de consultas médicas, odontológicas, visitas domiciliares, procedimentos de enfermagem, entre outros, realizados pelos profissionais de saúde do município. A adoção do registro informatizado nos postos de saúde teve início em 2014.

Os postos de saúde receberam computadores, impressoras e acesso à internet para que sistemas como o Prontuário Eletrônico pudessem ser utilizados. O recurso facilita para os profissionais das UBS o acesso ao tratamento que o paciente recebeu, medicamentos receitados em consultas anteriores e exames requisitados, entre outras informações. Os dados são atualizados por médicos, enfermeiros, agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família e demais servidores da unidade, somando mais de 200 profissionais capacitados. Os atendimentos 100 mil, 200 mil, 300 mil e 400 mil haviam sido registrados, respectivamente, em 17 de julho, 7 de novembro, 2 de março e 3 de junho.

Liberação para ecografias passa a ser feita nas UBSs

A descentralização da autorização de exames entrou em uma nova fase com a inserção da ecografia entre os procedimentos que são liberados nas unidades de saúde. Com isso, quem precisar deste exame não terá que ir até a Central de Marcação de Consultas, no Centro da cidade, para fazer a autorização. A primeira UBS a contar com a ampliação foi a UBS Votorantim. Na semana passada, a nova função foi viabilizada na UBS Pedreira. Nas demais, a autorização será permitida em breve. A etapa inicial do projeto foi concluída com a viabilização do sistema em todos os postos de saúde, permitindo a autorização de eletrocardiogramas, raio X, eletroencefalogramas, fisioterapia, espirometrias, teste de Mantoux ou exames laboratoriais. Cerca de 1,3 mil pessoas se beneficiam da medida.

Como elas não precisam se deslocar até o Centro para autorizar, o movimento no setor de marcação da secretaria caiu pela metade na comparação entre julho de 2014 e o mesmo mês neste ano. Com o Saúde Conectada, cerca de 200 computadores com acesso à internet e impressoras foram instalados nas unidades básicas de saúde (UBS) de Esteio, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e no Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE). A iniciativa está sendo ampliada com a entrega de um notebook para cada equipe da Estratégia de Saúde da Família, para qualificar os trabalhos de campo. Tablets serão destinados aos agentes comunitários de saúde para registrar e descrever visitas domiciliares. Por fim, aparelhos de tevê serão instalados em cada serviço da rede para prestar informações de interesse público aos usuários.
   

   
17/09/2015
Jornal Cidades p. 2
Clipagem em 17 set 2015 10h30

   




Fonte: Jornal do Comércio




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]