09 de setembro de 2015
Imprimir | Indicar a um amigo Suicídio - um problema coletivo e o valor do diálogo

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em uma tentativa de reduzir esse dado – a meta da OMS é diminuir em 10% a taxa mundial até 2020 –, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo e estabeleceu o dia 10 deste mês como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

– O suicídio é o desfecho de uma doença física ou mental e pode ser prevenido quando falamos sobre o assunto. Hoje, é tratado como tabu, o que contribui para que continue acontecendo – explica Roberta Grudtner, coordenadora da residência médica em psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Em Porto Alegre, as atividades em alusão à campanha vão incluir dois seminários de capacitação a servidores públicos, uma apresentação da banda da Brigada Militar na Esquina Democrática, com distribuição de panfletos informativos, e a iluminação, de amarelo, do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do Laçador e do Beira-Rio.

ATIVIDADES

-09/09/2015: divulgação de mensagens sobre suicídio no placar do Estádio Beira-Rio durante o jogo Inter x Palmeiras.

-10/09/2015: Iluminação do Beira-Rio e do Laçador de amarelo.

- 11/9: Iluminação do Beira-Rio e do Laçador de amarelo e atividades no bairro Restinga.
- 12/9: Orientações na Feira de Orgânicos da Rua José Bonifácio.

- Programação completa em zhora.co/set-amarelo.


Zero Hora
Sua vida - P. 24
Clipagem: 09/09/2015 06h25m
Setembro Amarelo alerta para casos de suicídios no mundo





Fonte: Zero Hora




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]