03 de agosto de 2015
Imprimir | Indicar a um amigo Terapia Expressiva: A arte do afeto colorindo um hospital

Projeto de cuidado integral e humanização no Hospital Antônio Pedro
 
O livro e DVD organizado por Denise Vianna, encontram-se na livraria Gutemberg de Icaraí (rua Moreira César), e na livraria da UFF.
 
Uma produção universitária, a obra conta a história do Programa da PROEX Terapia Expressiva como veículo de cuidado integral no Hospital Universitário da UFF (TECI-HUAP).
Um DVD anexo dá voz e imagem aos autores da obra, à teoria, à manufatura, ao planejamento e às práticas com os pacientes -  testemunhando um projeto pioneiro.
 O Programa com Terapia Expressiva: Terapia Expressiva, onde se inclui a Arteterapia, ferramenta que usa materiais plásticos e atividades expressivas com finalidades terapêuticas sob os referenciais da Psicologia Analítica foi reconhecida e recebeu qualificação como uma Prática Integrativa e Complementar no Sistema Único de Saúde (SUS).                                                              
Desde 2010, o Programa desenvolve a Educação Continuada, pratica a assistência a pacientes oncológicos, registra pesquisa e faz publicações.
No curso de Educação Continuada Cuidar de Si com Arte, para profissionais e graduandos de diversas áreas, oferece aulas teóricas e trabalho de campo com pacientes oncológicos durante a quimioterapia venosa, seus acompanhantes e staff, estimulando o autocuidado, enriquecendo o trabalho de equipe, gerando mais qualidade de vida e do cuidado prestado. Os alunos experimentam múltiplos papéis: discentes, usuários do cuidado, pesquisadores e alvos da pesquisa. Aos pacientes oncológicos internados e durante a quimioterapia venosa são oferecidas atividades indutivas e a expressão com material adequado às limitações impostas pela doença e punção venosa.
Após 5 anos, cerca de 450 ações dirigidas a 12.000 pessoas revelaram, através de artigos, vídeos e livro, a efetividade do Programa no apoio físico e psicológico na área oncológica.
Os dados das entrevistas e diários de campo, sob o referencial das ciências sociais, revelaram que as atividades de Terapia Expressiva, factíveis de serem aplicadas em outros serviços como uma nova forma de cuidado complementar, ofereceram bem-estar durante o tratamento, geraram sensação de acolhimento e estimularam vínculos entre  pacientes e funcionários.
 Esse trabalho desenvolvido com os profissionais da saúde e pacientes do Núcleo de Atenção Oncológica durante sessões de quimioterapia no Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói (RJ) foi publicado pela Editora da UFF. Nele se apresenta o trabalho de humanização e cuidado integral realizado. O livro expõe as bases que fundamentam o programa “Terapia Expressiva como veículo do cuidado integral”, os resultados que vêm sendo obtidos, e as reflexões e transformações que ocorreram no hospital.
O DVD que acompanha o livro traz dois vídeos. O documentário  Nas costas do tempo, dirigido por Daniel Leão, mostra uma série de entrevistas que abordam os fundamentos teóricos do trabalho. O longa-metragem Arte do afeto colorindo o hospital, assinado por Eunice Vasques e com legendas em inglês, apresenta a rotina das ações no campo, desde sua discussão, preparação e atuação.
“Coloridas tintas, pedras brilhantes, papéis diversos, cola e outros instrumentos munem a equipe vestida de amarelo que adentra o Núcleo de Atenção Oncológica do hospital, onde os pacientes recebem medicação intravenosa, às vezes por horas. Eles contam histórias, sugerem reflexões, oferecem materiais para atividades. 
Multidisciplinar, o programa se baseia na ideia de utilizar manifestações artísticas em processos de aproximação intersubjetiva, como meio de expressar emoções e sentimentos, produzindo encontros solidários e terapêuticos. Os relatos e as reflexões na publicação exibem a atitude ético-política de um grupo de pessoas que mobiliza centenas de outras pessoas, num movimento solidário de intervenção em ambientes muitas vezes enrijecidos em suas práticas de cuidar.” 

Blog do Grupo de pesquisa: http://terapiaexpressivauff.blogspot.com.br/

 

VIANNA (org), Denise. Terapia Expressiva: A arte do afeto colorindo um hospital. Rio de Janeiro: Editora da UFF -267 p. 



Fonte: Clarissa Peixoto




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]