10 de junho de 2015
Imprimir | Indicar a um amigo Larva do Mosquito da Dengue é resistente ao frio - CUIDADOS!

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde - Vigilância Ambiental - adverte a população que a larva do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, é resistente ao frio.

A época do ano em que a temperatura registra menor número de casos é ideal para intensificar o trabalho de prevenção do aparecimento de novos focos. O frio não impede que o mosquito da dengue transmita a doença, mas os ovos do mosquito resistem a longos períodos de dessecação, que podem durar até um ano. Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com a água. 

Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, já que permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até o próximo período chuvoso e quente. A estação mais fria é ideal para intensificar o trabalho de prevenção do aparecimento de focos do mosquito nas residências. A forma mais eficaz de combater a doença, a eliminação dos criadouros, feita nesta época do ano, garante um próximo verão livre de uma epidemia. 
A Vigilância Ambiental mantêm as visitas às residências e continuam os trabalhos de delimitação nos locais onde há focos do mosquito e também na realização do levantamento, na eliminação e no tratamento dos criadouros.
Medidas importantes 
- Não deixar água acumulada 
- Virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas 
- Fechar bem o saco de lixo e deixar fora do alcance de animais 
- Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas 
- Manter a caixa d’água bem fechada 
- Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água 
- Manter bem tampados tonéis e barris d’água 
- Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los com escova, água e sabão uma vez
- Encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavá-los semanalmente com escova 
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada 
- Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água 
- Lavar com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.

OBSERVAÇÃO: O mosquito pode subir através de animais, roupas, embalagens para qualquer andar de um edifício, portanto, não se iluda com a informação de que ele só vai a poucos metros de altura. 

Clipagem:10/06/2015 00:08:0



Fonte: Jornal do Comércio - Jornal Cidades - p. 04




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]