07 de fevereiro de 2015
Imprimir | Indicar a um amigo ABAIXO-ASSINADO POR RECURSO A MORADIAS DE PESSOAS DEFICIENTES - AVAAZ

PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO!mais CUIDADO para PESSOAS DEFICIENTES!

Clique no link abaixo. E vote, compartilhe, avise seus amigos da importância deste projeto. 

https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_da_Republica_e_membros_do_Congresso_Nacional_Destinem_recursos_as_moradias_assistidas_para_deficientes_mentai/?launch

Muitas famílias se encontram desagregadas, adoecidas por exaustão (síndrome de burn-out) no cuidado intermitente de seus deficientes mentais; têm despesas incompatíveis com sua renda, dependentes de cuidados especializados. A ansiedade crônica, o medo, a incerteza e a impotência levam o grupo à depressão e o resultado é o abandono de si, o adoecimento coletivo, o envelhecimento precoce, a miséria humana. 

ausência de política pública para moradias (consideradas privadas) vem gerando minimanicômios pelo país. A desassistência demonstra que a reforma antimanicomial não atingiu ainda esses objetivos, proliferando o esgotamento familiar. 
A terminologia utilizada para as moradias assistidas (lares para pessoas com deficiência mental), nas diversas instituições públicas, é diferente causando, inclusive, impedimento na obtenção de verbas e convênios.

Ora, são OBRIGAÇÕES ESTATAIS: 
  • regulamentação (funcionamento e arquitetura), fiscalização;
  • construção e manutenção;
  • apoio para gestão;
  • capacitação de cuidadores;
  • RAPS (o SUS é para todos!).

  • - Portanto, FAZ-SE URGENTE:

1) a uniformizar a terminologia; 
2) estabelecer políticas públicas para a 
criação de moradias assistidas, possibilitando sua manutenção e o cuidado efetivo e singular; 
3) capacitar cuidadores e 
formar gestores;
4) ampliar o quadro de servidores na rede de saúde e capacitá-los para atender inclusive os autistas; 
5) ampliar a rede de CAPS e CENTROS-DIA;
6) estimular a criação de convênios e afins.
 

Vale lembrar que os cuidadores também são cidadãos necessitados de cuidados e que ter moradia é um dos direitos na Constituição Brasileira.

*Texto base: Carta de Porto Alegre, resultado do I ENCONTRO DE FAMILIARES E CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL (transtornos mentais, autismo e outras síndromes), 23 de agosto de 2014, promovido pelo Movimento Pró-Vida Assistida (que reúne entidades que lutam por uma vida digna para as pessoas com deficiência mental, e acolhe também seus cuidadores, desde 2011.
https://www.facebook.com/MPVidaAssistida
 


Fonte: MPVA - Movimento Pró-Vida Assistida




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]