![]() |
Participe do Movimento Pró-Vida Assistida |
Embora as pessoas com deficiência estejam cada vez mais independentes, ainda são poucas as políticas públicas que tratam sobre a questão da moradia para elas. O debate também é pouco estimulado no Brasil, deixando um espaço vazio em um dos principais pontos da vida de uma pessoa com deficiência.
Pensando nisso, a partir do dia 16 de novembro, a TV Cultura irá exibir os três documentários que compõem o projeto “Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível”, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a emissora. Todos os filmes têm 50 minutos de duração e mostram como Portugal, França e Holanda têm enfrentado esse desafio, apresentando soluções variadas, desde o simples abrigamento em repúblicas até experiências mais voltadas a uma vida autônoma, enfatizando a independência financeira, o direito à privacidade e à autodeterminação.
Veja abaixo a programação:
Dia 16, às 21h
Viver só, mostrando a experiência da França
Direção: Pamela Valente
Uzimaki Filmes
Dia 23, às 21h
E agora, José, Maria, João...?, mostrando a experiência da Holanda
Direção: Márcio Takata e Raphael Siqueira
Vídeo Base
Dia 30, às 21h
Pode entrar, a casa é nossa, mostrando a experiência de Portugal
Direção: Paula Galacini
Cinema Animadores
Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.