04 de novembro de 2014
Imprimir | Indicar a um amigo TV CULTURA exibe documentários sobre a questão da moradia PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Cada vez mais pessoas com deficiência precisam ou preferem morar sozinhas. Seja pela busca de independência, pelo envelhecimento e morte do chamado “cuidador”, pelo rompimento dos laços familiares ou, simplesmente, porque chegou a hora.

 

Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil, acontece o lançamento dos três documentários que compõem o projeto “Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível”, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a TV Cultura. O objetivo do projeto é estimular o debate em torno desse tema, ainda pouco abordado no Brasil.

 

Todos os filmes têm 50 minutos de duração e mostram como Portugal, França e Holanda têm enfrentado esse desafio, apresentando soluções variadas, desde o simples abrigamento em repúblicas até experiências mais voltadas a uma vida autônoma, enfatizando a independência financeira, o direito à privacidade e à autodeterminação. Os filmes apresentam sempre como contraponto a realidade brasileira.

 

Os documentários serão exibidos sempre às 21h nos domingos, dias 16, 23 e 30 de novembro.

 

Embora o aumento da expectativa de vida das pessoas com deficiência e do seu desejo de autonomia tenham aumentado a preocupação da sociedade brasileira com essa questão, ainda são poucas as políticas públicas colocadas em prática.

 

Na cidade de São Paulo, o projeto SIAI – parceria entre Município e Estado – mantém duas residências para 20 moradores. Nacionalmente, o plano Viver Sem Limite propôs a instalação de 200 residências, também com dez moradores, até o final de 2014 em todo o país. Desse total, 72 foram implantadas.

 

Debate

 

No dia 11, além da apresentação de trechos dos documentários, o público poderá participar de um debate com os diretores dos filmes e com especialistas na temática da moradia para pessoas com deficiência.

 

Confira a grade de exibição dos filmes na TV Cultura aos domingos, 21h:

 

Dia 16

Viver só, mostrando a experiência da França.

Direção: Pamela Valente

Uzimaki Filmes

 

Dia 23

E agora, José, Maria, João...?, mostrando a experiência da Holanda.

Direção: Márcio Takata e Raphael Siqueira

Vídeo Base

 

Dia 30

Pode entrar, a casa é nossa, mostrando a experiência de Portugal.

Direção: Paula Galacini

Cinema Animadores

 

Serviço:

 

·         Debate e lançamento de documentários do projeto “Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível”

Data: 11 de novembro – 19h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Entrada gratuita



Fonte: Marcos Alexandre Schwerz




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]