14 de abril de 2011
Imprimir | Indicar a um amigo Audiência para discutir assistência - Transtorno Mental

No dia 12/04/2011 ocorreu Audiência para discutir assistência para pessoas com transtorno mental. Confira abaixo a informação vinda da Câmara. Estamos aguardando maiores informações.
 

As comissões de Seguridade Social e Família; e de Direitos Humanos e Minorias realizam hoje audiência pública para debater políticas afirmativas e de assistência para as pessoas com transtorno mental.

A audiência foi proposta pelo deputado Henrique Afonso (PV-AC). Segundo ele, o objetivo é garantir que os direitos das pessoas com transtornos mentais sejam respeitados nos campos da saúde pública, da assistência social e dos direitos humanos.

O deputado afirma que, apesar dos esforços que vêm sendo feitos na área, boa parte da população que precisa de algum tipo de atendimento em saúde mental ainda está sem assistência.

Citando dados do Ministério da Saúde, Afonso diz que 3% dos brasileiros sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, como neuroses graves, psicoses, transtornos de humor graves, dificuldade de adaptação ou deficiência mental grave. Ao todo, pelo menos 12% da população precisa de algum atendimento nessa área.

Foram convidados:

- o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanory Kinoshita;

- o secretário de Saúde de Sergipe, Antônio Carlos Guimarães Sousa Pinto, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde;

- o integrante do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Gustavo Couto; e

- um representante do Ministério da Educação.


A audiência será realizada às 14h30, no plenário 7.
Da Redação/ JMP


 Agência Câmara de Notícias



Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]