05 de fevereiro de 2011
Imprimir | Indicar a um amigo Taquara/RS - Município passa a contar com Serviço Residencial Terapêutico



O município de Taquara inaugura, nesta semana, seu primeiro Serviço Residencial Terapêutico (STR). A nova casa será a moradia para, atualmente, dez pessoas com transtornos mentais. O objetivo é criar um ambiente que incentive a autonomia dos moradores, oportunizando uma maior inclusão social. Para a concretização do projeto, o município contou com o assessoramento da seção de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Direção de Atenção a Usuários Moradores.


Com este, são mais de 40 residenciais terapêuticos em todo o Estado, localizados em Porto Alegre, Viamão, Caxias do Sul, Alegrete, Bagé, Canoas, e agora em também em Taquara. Destes, 31 casas são mantidas pelo Governo, sendo 27 no Morada São Pedro (situado na junto ao Hospital Psiquiátrico São Pedro) e mais quatro no Morada Viamão (instalado atrás do Instituto Dom Bosco). Atualmente, são cerca de 200 pessoas vivendo em STRs no Rio Grande do Sul.

Além de manter as casas sob sua responsabilidade, a seção de Saúde Mental da SES fomenta a criação desses ambientes por parte dos municípios. Foi assim com Taquara, onde a participação da SES na construção da morada foi no auxílio ao município na elaboração do projeto enviado ao Ministério da Saúde, que destinou recursos para a criação do residencial.

Estes locais trazem um maior benefício para as pessoas com transtornos mentais, que hoje, em sua maioria, vivem em asilos ou clínicas. O STR trabalha na reabilitação psicossocial, incentivando os moradores a participarem das atividades diárias domésticas - como cozinha, manutenção e decoração da casa - de acordo com as suas capacidades. Este plano terapêutico individualizado cria um ambiente propício que pode levar à redução de medicamentos e internação dos moradores, inclusive com casos de pessoas que tiveram condições de saírem das casas para morarem sozinhas.



Fonte: Diário de Canoas- 10/02/2011




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]