11 de agosto de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo No inverno precisamos de cuidados! Cuide-se para poder cuidar!

Resfriados, gripes e alergias são problemas que parecem vir no pacote do inverno. De fato, a queda da temperatura e a falta de umidade relativa do ar dificultam a dispersão de vírus e poluição, o que facilita a ocorrência de doenças.

Por isso, a melhor arma contra a "friaca" é fortalecer o sistema imunológico, montando uma "farmácia" caseira... na feira. "O alimento é o combustível do corpo. Se escolhemos bem o que comer, tudo funciona melhor", afirma a nutróloga Tamara Mazaracki. Segundo a nutricionista Tatiani Maioli, é importante manter uma dieta equilibrada durante o inverno, pois são os nutrientes imunoestimulantes presentes nos alimentos que fazem o sistema funcionar bem. "O ômega 6 age no estímulo à proliferação de linfócitos. A vitamina D ativa células fagocitárias [destruidoras de germes]. A vitamina C é antioxidante e controla efeitos adversos das respostas imunes, enquanto o zinco ajuda na formação dos receptores de linfócitos", ressalta.

Resistir à tentação por comidas mais calóricas e priorizar frutas, verduras e legumes no cardápio são dicas essenciais para garantir os nutrientes, ensina a nutricionista Flávia Morais. da Rede Mundo Verde.

Conjunto de hábitos

Além da alimentação balanceada, outros hábitos saudáveis ajudam a deixar o sistema imunológico em forma. "O ideal é diminuir o estresse, praticar atividade física, estar em contato com a natureza, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o fumo. Em resumo, precisamos buscar ser mais felizes", revela O álcool é uma substancia imunodepressora, que baixa as resistências do organismo.

Por isso, deve ser especialmente evitado nessa época. Já o consumo regular de água deve ser mantido nos dias mais frios, embora o costume seja, muitas vezes, deixado de lado. "A hidratação é importante porque, assim, o corpo elimina toxinas com mais rapidez. No caso de uma gripe, o trabalho dos órgãos de depuração fica facilitado. Deve-se beber, no mínimo, dois litros de água por dia", recomenda Tamara. De acordo com a especialista, pessoas com deficiências de vitaminas podem procurar um profissional de saúde para fazer suplementação.

Cuide da saúde dos olhos no inverno

O inverno é um período que exige atenção redobrada para a saúde dos olhos. Nesta época, a incidência dos raios ultravioletas se mantém constante, e o clima seco aumenta a poluição do ar, causando um desconforto visual, conforme a oftalmologista Marcia Beatriz Tartarella. "A radiação UVA é constante, independente da quantidade de nuvens no céu. Usar óculos de sol ou lentes fotossensíveis é importante sempre", alerta a médica.

Piscar faz com que haja uma distribuição melhor das lágrimas, contribuindo para aliviar o desconforto. A persistência, porém, indica que a pessoa deve procurar um oftalmologista. "Na maioria das vezes, receitamos colírios lubrificantes", adianta.

09/08/2013
O Sul
Caderno Reportagem 
Pg. 2
Clipagem 09/08/2013 03h15m






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Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



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