14 de maio de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo Participe da semana que debate doença mental. Peças de teatro, filmes e audiência pública estão na programação

Quem passava pelo Largo Glênio Peres ontem não entendia o que estava fazendo um grupo de pessoas com uma grande faixa branca em que uma pessoa era enrolada nela. A intervenção teatral “Camisa de Força em Vênus”, do grupo Espaço Liso, integra a programação da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). 


A discussão sobre a saúde mental e as formas de tratamento são os principais objetivos da programação. O Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) promove várias atividades, como a exibição dos filmes “Eu Conheço o Abel” e “Menos que Nada”, do diretor Carlos Gerbase. “Estamos fazendo contato com a população para falar sobre os serviços de saúde mental. Temos várias ações dentro do hospital para aproximar o público geral do paciente com doença mental”, disse Ana Carolina Rios, da Coordenação da Saúde Mental da SES. 


A Accademia della Follia, grupo italiano formado por “loucos de profissão e atores por vocação”, é a grande atração da semana. Formado por expacientes do Hospital Psiquiátrico de Trieste, na Itália, o grupo aborda as relações entre pacientes psiquiátricos e promove um debate com artistas, operadores e usuários dos programas de saúde mental. O grupo apresentará o espetáculo “Azul como a Liberdade”, no encerramento da semana, no sábado, no Hospital São Pedro. A programação inclui uma audiência pública sobre a situação da saúde mental a as internações compulsórias, amanhã, às 9h40min, na Assembleia Legislativa.



Fonte: Correio do Povo - Geral - Pág. 16




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]