17 de abril de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo AVC - Faça prevenção - Cuidadores também precisam deste cuidado

Primeira causa de morte entre a população adulta no Brasil, o AVC (acidente vascular cerebral), chamado popularmente de derrame, atinge jovens e idosos, mas pode ser evitado com medidas de prevenção. O problema é grave e aparece subitamente.
Segundo o cirurgião vascular Adilson Feitosa, o AVC isquêmico é consequência da aterosclerose, ou seja, da formação de placas no interior dos vasos sanguíneos. Assim, é mais comum em pessoas com idade avançada.

Já o AVC hemorrágico tem origem em um aneurisma cerebral - dilatação anormal de um vaso sanguíneo -, podendo ocorrer em jovens. "Nesse caso, o sintoma é uma dor de cabeça muito forte. Não se deve subestimar os sinais do corpo. O correto é procurar um neurologista", orienta Feitosa.

Os sintomas incluem desmaio, perda da força muscular, fala enrolada, desvio labial, bocejos e convulsão. Dependendo da extensão da área atingida, a fala, os movimentos e a cognição podem ficar comprometidos. "Não adianta fazer a prevenção do AVC depois de velho. Tem que começar jovem para chegar lá com boa saúde", alerta o especialista.

AVC antes dos 50 anos diminui expectativa de vida

Estudo publicado no Journal of lhe American Medicai Association apontou que as chances de pessoas com menos de 50 anos e aue tiveram AVC morrerem 20 anos depois do incidente é maior. Para chegar ao resultado. pesquisadores da Universidade de Radboud, na Holanda, acompanharam por duas décadas 1,6 mil adultos, entre 18 e 50 anos.

O risco de morte foi de 25% para aqueles que tiveram um mini-AVC ou AIT (ataque isquêmico transitório, quando o fluxo sanguíneo para alguma parte do cérebro é interrompido durante um período de uma ou duas horas), 27% para aqueles que sofreram um acidente vascular isquêmico e 14% para os do tipo hemorrágico. Ou seja, comparado com a expectativa de vida, a mortalidade após 20 anos aumentou de duas a quatro vezes dependendo do tipo de derrame.

Dados

No Brasil, entre 2000 e 2010, o AVC matou 62 mil pessoas com menos de 45 anos, segundo o Ministério da Saúde. E, de 1998 a 2007, houve uma alta de 64% nas internações em função da doença.



Fonte: O Sul - Caderno Reportagem | Pág. 2




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]