16 de abril de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo Conscientização sobre Parkinson

Uma série de atividades vem sendo realizada, este mês, pela Associação de Parkinson do RS (Apars), visando chamar a atenção da sociedade sobre a doença que atinge 4 milhões de pessoas no mundo e 400 mil no Brasil. 


De acordo com a presidente da associação, a administradora de empresas Ângela Garcia, que tem Parkinson há 14 anos, a doença é caracterizada pela degeneração das células nervosas e da deficiência de dopamina, neurotransmissor responsável por levar informações às áreas cerebrais que comandam o movimento. 


“Não tem idade, nem sexo, nem raça. Qualquer indivíduo pode ter a doença, mas a frequência é maior a partir dos 60.” 


Entre os principais sintomas estão os motores, como rigidez muscular, tremor, lentidão e perda de reflexos, com dificuldade de manter o equilíbrio. 


No caso dos não motores, os sintomas incluem alteração do olfato, depressão, alterações no sono, distúrbio no intestino, incontinência urinária e câimbra. 


O tratamento é cirúrgico e com medicamentos e envolve vários profissionais. 


No Hospital São Lucas da PUCRS, dias 25 e 29, haverá palestras e atividades científicas e educacionais sobre a doença. 


Os eventos, gratuitos, ocorrerão no anfiteatro Irmão José Otão.



Fonte: Correio do Povo - Geral | Pág. 21




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]