03 de março de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo Projeto obriga hospitais a afixar aviso sobre direito das gestantes a acompanhante durante parto

Por Iara Farias Borges 

 

Está pronto para ser votado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) o projeto de lei que obriga os hospitais a afixar em local visível aviso sobre o direito da gestante de ter acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e receberá decisão terminativa da CDH.


O projeto de lei da Câmara (PLC 21/2012) é de autoria do então deputado Carlos Bezerra (PMDB) e já recebeu o voto pela aprovação do relator, o senador Paulo Davim (PV-RN).


Ao apresentar o projeto, o autor ressaltou ser importante a divulgação do direito que as gestantes têm a acompanhamento para que o nascimento seja humanizado. Para determinar a afixação do aviso, a proposta altera a lei que trata da promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como da organização e funcionamento dos serviços correspondentes (Lei 8.080/1990).


Essa lei, explicou Paulo Davim, em seu relatório, já garante o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, por falta de informação, observou o senador, nem sempre tal direito é respeitado.


A tranquilidade, segurança e o conforto de estar acompanhada oferecido à parturiente, observou o senador Davim, geram resultados positivos ao parto e consolidam os laços afetivos, especialmente quando o nascimento é acompanhado pelo pai. O relator ainda ressaltou que a medida representa um “custo irrisório para os hospitais”.

 

Agência Senado



Fonte: Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Brazilian Association of Midwives and Nurse-midwives) ABENFO-Nacional




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]