17 de janeiro de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo Discussão sobre Amamentação e Oclusão

A sabedoria convencional, “ sustentada pela pesquisa científica,“ defende a amamentação como o principal método de alimentação de bebês. As vantagens nutricionais, imunológicas, psicológicas e de saúde em geral transmitidas aos bebês tem sido documentadas há anos.

Existe um outro beneficio convincente para uma amamentação exclusiva: os efeitos positivos sobre o desenvolvimento da cavidade oral de um bebê, incluindo a melhora da conformação do palato duro, o que resulta em um alinhamento adequado dos dentes e menos problemas com más oclusões. Está claro que a aleitamento materno e a amamentação com mamadeiras envolvem diferentes musculos orofaciais, possivelmente levando a diferentes efeitos sobre o crescimento harmônico dos arcos dentais maxilar e mandibular.

Com menor numero de más oclusões, as crianças podem ter uma necessidade reduzida de intervenções ortodônticas. Além disso, crianças com o desenvolvimento adequado de um arco dental bem arredondado, em formato de "U"€ , o qual é encontrado mais frequentemente em crianças  amamentadas no peito, podem apresentar menos problemas com ronco e apneia do sono à medida que crescem.

Deste modo, os dados mostram que a atividade de sucção não nutritiva, em vez do tipo de alimentação  nos primeiros meses de vida, é o principal fator de risco para o desenvolvimento de uma oclusão dentária alterada e mordedura aberta na  dentição decídua. Crianças  com atividade de sucção não nutritiva (usualmente na forma de bonecos/chupetas ou presente no ato de chupar o polegar), e ainda sendo alimentadas com mamadeira, tiveram mais do que o dobro do risco de uma mordedura cruzada posterior. A amamentação  parece ter um efeito protetor sobre o desenvolvimento de mordedura cruzada posterior na dentição decídua.



Fonte: Texto extraído do material on-line exclusivo do livro ANATOMIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA DOS DENTES E ESTRUTURAS OROFACIAIS - 3ª Edição.




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]