14 de janeiro de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo Seleção - Voluntariado Oficial para Arteterapeutas - Programa de Terapia Expressiva da UFF

O Programa da PROEX-UFF "Terapia Expressiva como veículo de cuidado integral no Hospital Universitário Antonio Pedro"
- TECI-HUAP, tem a satisfação de divulgar a abertura de um processo de seleção para integrar voluntários oficiais à sua equipe. 

 


O Programa “Terapia Expressiva como Veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antônio Pedro” (TECI-HUAP) 
tem como objetivo desenvolver na instituição a prática que usa o material expressivo com fins terapêuticos.
A TERAPIA EXPRESSIVA é uma modalidade de cuidado que inclui atividades como pintura, desenho, colagem, teatro, música e literatura. 

 


Abalados por enfermidades graves, muitos doentes enfrentam ainda dificuldades como a perda da auto-estima ou a resistência em aceitar sua condição. 

 


A fim de oferecer os cuidados adequados a cada perfil, o TECI investe inicialmente na preparação da equipe do hospital. 
A principal ação do projeto é o curso “Cuidar de Si com Arte”, em sua terceira edição, que é oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), de março a dezembro. 

 


Participam 30 profissionais da área de saúde. A  necessidade de cuidado integral só pode ser suprida incentivando o cuidador a olhar primeiro para si - assim, ele está apto a cuidar bem do outro. 

 


Além de aulas teóricas semanais, os participantes do curso estão desenvolvendo atividades práticas no Núcleo de Atenção Oncológica do HUAP. 

 


Todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30, eles se revezam com arteterapeutas voluntários e bolsistas da área de saúde para levar aos doentes a ação “Infusão de Vida”. 

 


O grupo atua durante as sessões de quimio e pulsoterapia com pacientes dos 14 leitos do setor. 

 


A partir de uma história contada pela equipe que faz a infusão,os doentes refletem sobre um tema proposto e produzem uma expressão relacionada.

 


Em seguida, partilham a experiência vivida e comparam como se sentiam antes e como ficaram depois da dinâmica.
As lições de vida captadas em campo são compartilhadas entre o grupo nas reuniões que ocorrem após cada atividade prática e em um diário de campo. 

 


Os voluntários sentem-se recompensados por receberem como pagamento o sorriso e a melhora da qualidade de vida dos pacientes e da equipe que trabalha no campo receptor.

 


O Programa foi um dos projetos de saúde premiados em nível nacional no Programa de Extensão Universitária 2011 e 2013(Proext-2011 e 2013), do Ministério da Educação (MEC).

 

Para maiores informações sobre o TECI-HUAP, visite nosso blog: terapiaexpressivauff.blogspot.com.br, e em caso de interesse e para agendar uma entrevistas, entre em contato pelo e-mail [email protected]

 

São pré-requisitos para participar do Programa:- Ter concluído um curso de arteterapia (com comprovação);- Dispor de dois turnos semanais presenciais de dedicação ao Programa, sendo um turno necessariamente quinta-feira das 13 às 17 horas, para acompanhar o Curso teórico-vivencial Cuidar de si com Arte, e o outro turno terça ou quinta pela manhã, para atuar na ação "Infusão de Vida", no Núcleo de Atenção Oncológica do HUAP. Além desses horários, o terapeuta voluntário participa da preparação de vivências e pré-preparo do material a ser utilizado nas mesmas.

 


Os voluntários serão cadastrados pela PROEX e receberão certificados da UFF.

 


Atenciosamente, 
Denise Vianna, autora e supervisora do programa
Anna Alice Mendes, coordenadora






Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]