06 de janeiro de 2013
Imprimir | Indicar a um amigo Da Multiplicidade de Olhares e a Riqueza Social: Solidariedade

"Mas por que Zero Hora tem tanta opinião diferente, tanto palpite, muitas vezes divergente, tanta interpretação pessoal dos fatos? A resposta é pluralismo: um jornal precisa acolher a maior gama possível de visões, para que o leitor forme a sua própria concepção do mundo." De Marta Gleich - Diretora de RedaçãoZero Hora, 06.01.2013, p.2

 


Este vem sendo o novo olhar, que se posiciona na mídia deste século. Isto pode dar a sensação de mistura, de confusão, porque é tão mais simples acreditar que o mundo é feito apenas de dois lados opostos! Influência das mudanças que vivemos onde também estão as mídias sociais, que movem-se complexas e representam pluralidade de visões.

 

Não há como desconsiderar as diferenças. Ou estaríamos indo contra o que lutamos: valorizar a singularidade. O tempo não volta para trás. A teoria está nas palavras de Edgar Morin, confira seu artigo na internet: Complexidade e Liberdade. Mas como tudo, confira abaixo:

 

“A grande descoberta do século é que a ciência não é o reino da certeza. (...) O laço entre complexidade e solidariedade não é mecânico. Uma sociedade muito complexa proporciona muitas liberdades de jogo a seus indivíduos e grupos. Permite-lhes ser criativos, algumas vezes delinquentes. A complexidade tem, assim, seus riscos. Ao atingir o extremo da complexidade a sociedade se desintegra. Para impedi-lo, pode-se recorrer a medidas autoritárias; entretanto, supondo que desejemos o mínimo possível de coerção, o único cimento que nos resta é a solidariedade vivida.”





Fonte: Marilice Costi




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]