17 de setembro de 2012
Imprimir | Indicar a um amigo Cuidado com o sono! Novo tratamento para ronco e apneia: marca-passo de língua.

O marca-passo de língua obteve sucesso em um paciente que sofre de apneia do sono. "O paciente recuperou parte de sua qualidade de vida", disse o pesquisador Alexander Blau. "Antes de dormir, ele pode simplesmente ligar o dispositivo usando um pequeno controle remoto", acrescentou.

Além de incomodar quem estiver por perto, o ronco pode ser sinal de apneia do sono. Enquanto a pessoa dorme, em alguns momentos, os músculos da lingua relaxam e estreitam parte da via respiratória. Quando isso ocorre, o corpo força a respiração (causando o ronco) e, se isso não for o suficiente, a pessoa fica sem ar (apneia). A apneia pode provocar males como hipertensão, diabetes tipo 2 e AVC (acidente vascular cerebral).

Para combater o problema sem a necessidade de cirurgias, pesquisadores da Universidade de Berlim (Alemanha) desenvolveram um aparelho capaz de estimular os músculos da língua e, assim, evitar que o órgão interfira na respiração.

Como funciona o aparelho

Pouco menor que uma caixa de fósforos, o marca-passo é implantado abaixo da clavícula. Por eio de um sensor ligado ao diafragma por um fio, ele monitora a frequência respiratória da pessoa. Quando ela inspira, um segundo fio envia um fraco impulso elétrico para o nervo hipoglossal, responsável pela contração dos músculos da língua.

Graças a esse estímulo, os músculos não relaxam e mantêm a língua em uma posição correta, sem bloquear as vias respiratórias.

Além disso, o aparelho não limita os movimentos da pessoa (ao contrário de máscaras respiratórias, também usadas para combater o distúrbio).



Fonte: O Sul / Caderno Reportagem / Pág. 3 / 11/09/2012




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]