O SENAC-RS, em parceria como o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência do Trabalho e Emprego no RS, dando continuidade ao projeto de formatação do “Curso de Aprendizagem” para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial), a realizar-se junto ao SENAC, convida a todos os interessados na participação no curso a realizarem pré-inscrição no endereço abaixo: Senac Comunidade Endereço: Praça Piratini, 76, 3º andar. Falar com Katia, Rafaela ou Enehilde F.: 3211-3579 / 32866733 Horário: das 8h às 12h - das 13h30min às 17h30min. ** O candidato ao curso deverá ter a idade mínima de 14 anos e realizar a inscrição acompanhado de um responsável. Informações importantes:
Sobre o projeto: Na Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida de Julho deste ano, foi apresentado ao público presente o projeto que o Ministério Público do Trabalho no RS vem construindo, em conjunto com o SENAC e empresas parceiras, de um curso de aprendizagem para pessoas com deficiência intelectual inseridas no espectro do autismo (contrato de trabalho especial). O Procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra, integrante do Ministério Público do Trabalho, e as representantes do SENAC, Nara Lúcia Santos dos Anjos e Katia Regiane da Silveira, que estão à frente desta importante iniciativa, vêm articulando os debates realizados pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído com a representação de diversas entidades, para a formatação do curso. O Instituto Autismo & Vida vem sendo representado no GT pela Diretora Executiva da entidade, Fausta Cristina de Pádua Reis. Abaixo, segue o relatório da reunião realizada em 14/08/2012, na sede do SENAC. RELATÓRIO DE REUNIÃO Dando continuidade à construção de um projeto de curso de aprendizagem para pessoas inseridas no espectro autista, foi realizada reunião, no dia 14/08/2012, na sede do SENAC Comunidade, contando com a participação dos representantes das entidades envolvidas, conforme lista de presença em anexo. Após debates sobre o tema, ocasião em que cada participante teve a oportunidade de expor seu ponto de vista, foram tomadas as seguintes deliberações: 1) todos os participantes irão pesquisar experiências sobre trabalhadores autistas e as atividades que realizavam nas empresas, a fim de fornecer subsídios para a elaboração do projeto, especialmente no que tange à profissão que será objeto do curso; 2) a FADERS irá verificar a possibilidade de capacitar para os docentes do SENAC; 3) todos os participantes diligenciarão na busca de candidatos ao curso, de modo a que se possa ter uma ideia concreta do público alvo; 4) paralelamente, o SENAC irá elaborar uma minuta do projeto pedagógico do curso, tendo sido consenso entre os participantes a necessidade de um período de ambientação; Fica estabelecida a data de 10 de outubro, às 14h, no SENAC Comunidade, para a próxima reunião, sendo que os participantes enviarão, antecipadamente, por email ([email protected]), um breve relato das providências realizadas até então. |
Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.