07 de setembro de 2012
Imprimir | Indicar a um amigo Abertas pré-inscrições para o "Curso de Aprendizagem" para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial).
  O SENAC-RS, em parceria como o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência do Trabalho e Emprego no RS, dando continuidade ao projeto de formatação do “Curso de Aprendizagem” para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial), a realizar-se junto ao SENAC, convida a todos os interessados na participação no curso a realizarem pré-inscrição no endereço abaixo: 

Senac Comunidade
Endereço: Praça Piratini, 76, 3º andar.
Falar com Katia, Rafaela ou Enehilde
F.: 3211-3579 / 32866733
Horário: das 8h às 12h - das 13h30min às 17h30min.

** O candidato ao curso deverá ter a idade mínima de 14 anos e realizar a inscrição acompanhado de um responsável.


Informações importantes:
  • Após o período de inscrições, será realizada a seleção dos candidatos ao curso.   
  • Desde o início do "Curso de Aprendizagem", o aprendiz (pessoa com autismo) será contratado pela empresa parceira, com carteira de trabalho assinada. 
  • Não haverá perda (prejuízo) do benefício de prestação continuada, pago pelo INSS.
  • Caso necessário, maiores esclarecimentos podem ser solicitados por meio do email [email protected] , os quais serão encaminhados ao Ministério Público do Trabalho.

Sobre o projeto:

Na Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida de Julho deste ano, foi apresentado ao público presente o projeto que o Ministério Público do Trabalho no RS vem construindo, em conjunto com o SENAC e empresas parceiras, de um curso de aprendizagem para pessoas com deficiência intelectual inseridas no espectro do autismo (contrato de trabalho especial).

O Procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra, integrante do Ministério Público do Trabalho, e as representantes do SENAC, Nara Lúcia Santos dos Anjos e Katia Regiane da Silveira, que estão à frente desta importante iniciativa, vêm articulando os debates realizados pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído com a representação de diversas entidades, para a formatação do curso. O Instituto Autismo & Vida vem sendo representado no GT pela Diretora Executiva da entidade, Fausta Cristina de Pádua Reis. Abaixo, segue o relatório da reunião realizada em 14/08/2012, na sede do SENAC. 

RELATÓRIO DE REUNIÃO 
Dando continuidade à construção de um projeto de curso de aprendizagem para pessoas inseridas no espectro autista, foi realizada reunião, no dia 14/08/2012, na sede do SENAC Comunidade, contando com a participação dos representantes das entidades envolvidas, conforme lista de presença em anexo.
Após debates sobre o tema, ocasião em que cada participante teve a oportunidade de expor seu ponto de vista, foram tomadas as seguintes deliberações:
1) todos os participantes irão pesquisar experiências sobre trabalhadores autistas e as atividades que realizavam nas empresas, a fim de fornecer subsídios para a elaboração do projeto, especialmente no que tange à profissão que será objeto do curso;
2) a FADERS irá verificar a possibilidade de capacitar para os docentes do SENAC;
3) todos os participantes diligenciarão na busca de candidatos ao curso, de modo a que se possa ter uma ideia concreta do público alvo;
4) paralelamente, o SENAC irá elaborar uma minuta do projeto pedagógico do curso, tendo sido consenso entre os participantes a necessidade de um período de ambientação;
Fica estabelecida a data de 10 de outubro, às 14h, no SENAC Comunidade, para a próxima reunião, sendo que os participantes enviarão, antecipadamente, por email ([email protected]), um breve relato das providências realizadas até então.


Fonte: Fabiano Holz Beserra, Procurador do Trabalho.




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]