17 de julho de 2012
Imprimir | Indicar a um amigo Pílula de prevenção à Aids registrada na ANVISA

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou ontem a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como a primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco. "O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para evitar as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. É o primeiro remédio aprovado com esta indicação", informou a FDA. Ele é encontrado no mercado americano, desde 2004, como tratamento para pessoas infectados com o vírus HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.

Em maio, um painel assessor da FDA pediu para aprovar o Truvada como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que este medicamento pode reduzir o risco de HIV em homens homossexuais de 44% a 73%. 

A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco. 

O remédio foi registrado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio deste ano. Porém, alertam os técnicos do órgão, isso não significa que a droga passará a ser usada imediatamente para o tratamento de pacientes com HIV. 

Fonte: Correio do Povo
Geral - pág. 16
Clipado em 17/07/2012 07:00:02






Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]