01 de junho de 2012
Imprimir | Indicar a um amigo Organização do 21º aniversário da Lei de Cotas e ações de inclusão se espalham em São Paulo

A Lei de Cotas (artigo 93 da lei 8.213/91) é a principal ação afirmativa para o ingresso e permanência de trabalhadores com deficiência nas empresas brasileiras.

Seu pleno cumprimento garantirá trabalho a cerca de 950 mil pessoas entre as 27 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar.

A prática tem demonstrado que a Lei de Cotas é necessária porque as pessoas com deficiência são duramente atingidas em períodos de recessão e de desemprego e, na retomada das contratações quase sempre são as últimas a serem lembradas.

A Lei de Cotas faz aniversário em 24 de julho.

Haverá uma reunião de organização com as entidades que querem contribuir com idéias para o sucesso da ação, no dia 13 de junho (quarta-feira) das 9:00h as 11:30 horas no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, localizada na Rua Martins Fontes, 109 – 2º andar – Centro – São Paulo

Interessados podem se inscrever através do e-mail [email protected]

As ações de inclusão se espalham por toda São Paulo:  

1. Em Osasco e Região: 

Cerca de 5.000 novas contratações de pessoas com deficiência acontecerão em Osasco e Região. 

Esta é a estimativa apresentada pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco e Região que pode ser atingida até o final do ano. “A partir de agora a fiscalização do trabalho vai focar suas atenções para as empresas que não cumprirem a Lei de Cotas”.

O anuncio foi feito na manhã de ontem pelo Dr. Adelino Ferreira Costa, responsável pelo Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da GRTE - Osasco, na presença de várias organizações que participaram da avaliação do 4º Mutirão pela Inclusão realizado pelo Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

A iniciativa foi saudada por todos os presentes, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Estadual de Relações do Trabalho. 

2. Osasco: 

Dia 16 de junho, as 19:00 horas

Espetáculo Musical no Teatro Municipal de Osasco pró Associação VIDO (Viver Intensamente Doando Órgãos) – Renais Crônicos e Transplantados da Região Oeste.

Na ocasião também será feito uma homenagem a Márcia Rocha, artista plástica e dirigente da instituição que faleceu recentemente.

Mais informações com Vera Rocha [email protected]

3. São Paulo:  

Em junho:

A Fundação Dorina Nowill para Cegos está com inscrições abertas para as novas turmas do curso de Informática com ênfase em Empregabilidade, com o inicio previsto  para junho de 2012.

Pré-requisitos:

Ter entre 16 a 40 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, possuir deficiência visual total ou parcial, estar interessado em uma colocação profissional no mercado formal de trabalho.Os interessados devem entrar em contato com Fernanda, Juliana ou Monalisa/ Setor Empregabilidade no telefone: 5087-0959 (www.fundacaodorina.org.br)

Em julho: 

O Espaço da Cidadania irá lançar a cartilha “O Trabalhador com Deficiência – Inclusão pela Lei de Cotas”, trazendo informações para o convívio no trabalho com as pessoas com deficiência.

Em linguagem simples, visa esclarecer trabalhadores e empregadores. Percebemos que às vezes a discriminação pode partir também dos colegas de trabalho que, em não aceitando o profissional com deficiência, criam dificuldades para se trabalhar em equipe.

Colaboradores voluntários de diversas áreas do conhecimento uniram esforços para a sua realização.

A cartilha esclarece a presença da deficiência na sociedade, traz informações sobre acessibilidade e responde 33 dúvidas mais freqüentes sobre a Lei de Cotas.

Ela é colorida e tem formato de bolso ou de bolsa.

Poderá ser disponibilizada para as organizações parceiras (empresas, escolas, entidades especializadas, sindicatos e órgãos públicos) já no ato de lançamento.



Fonte: Espaço Cidadania [email protected]




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]