29 de maio de 2012
Imprimir | Indicar a um amigo Juiz manda reduzir a espera para internação

Mudanças no atendimento aos pacientes psiquiátricos no Estado do Ceará, agora, virou determinação judicial. O juiz federal Ricardo José Brito Bastos, da 6ª Vara da Justiça Federal no Ceará, determinou que a União, o Estado e Município adotem as medidas necessárias para que não passe de seis horas o tempo de espera de atendimento para internação no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).

A decisão judicial foi deferida na última quinta-feira, em resposta a uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União. O juiz determinou, ainda, que, para garantir a transparência no cumprimento da decisão, seja disponibilizada, em página na internet, estatística mensal do tempo para o atendimento dos pacientes. A decisão também prevê que o primeiro relatório de atendimento deve ser disponibilizado ao público no dia 10 de agosto de 2012.


Multa


No descumprimento no atendimento dos pacientes, a multa será de R$ 200 mil, sendo 60% pago pelo Estado, 20% pelo Município e os outros 20% pela União. O HSMM reconhece que a demanda no local é maior do que a capacidade de atendimento e que alguns pacientes precisam esperar até três dias para serem internados.


Já a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), através de sua assessoria de imprensa, informou que hospital passou por reformas, melhorando o atendimento. Como forma de desafogar a demanda do Interior, a Sesa justificou que Hospital Regional do Norte do Estado, que é construído em Sobral, terá unidade psiquiátrica e isso contribuirá para reduzir a demanda. 



Fonte: Cidade - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1142061




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]