08 de novembro de 2011
Imprimir | Indicar a um amigo Câncer e o Tempo de Espera no SUS

Após receber o diagnóstico da doença, um paciente com câncer espera, em média, cerca de quatro meses para conseguir uma sessão de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No caso de uma cirurgia, o tempo médio de espera cai para três meses, e a espera para quimioterapia leva dois meses e meio. Os dados integram uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) com base em dados oficiais da rede pública de atendimento e entrevistas com mais de 200 médicos e associações de apoio aos pacientes. O parâmetro internacional de excelência, segundo o TCU, prevê o início do tratamento de câncer em, no máximo, 30 dias após o diagnóstico. No entanto, os auditores detectaram que somente 16% dos pacientes com indicação de radioterapia e 35% de quimioterapia iniciaram o tratamento no prazo.



Fonte: Gazeta do Sul - Geral | Pág. 9 - Clipado em 04/11/2011




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]