27 de setembro de 2010
Imprimir | Indicar a um amigo A empatia: fundamental na Medicina

Quantas pessoas são acolhidas em atendimentos médico, olhadas no seu todo e atendidas com carinho?

Não é por nada que as pessoas perguntam umas às outras se este ou aquele médico é bom. Ser bom não é apenas ser conhecedor das técnicas da cura, mas saber dos sentimentos do outro, colocar-se em seu lugar.

Há muito tempo, escrevi um artigo que agora foi publicado na Revista de Arteterapia do grupo Pomar/Rio de Janeiro, onde descrevo fatos que cuidadores passam e a falta de acolhimento por parte da classe médica. A empatia é importantíssima para esses profissionais. Quando ela não for inata, poderá ser desenvolvida?

A boa notícia é que Cínthya Verri, a médica, psicoterapeuta e cronista foi a Montevidéo para as Jornadas Científicas Internacionales. E, entrevistada por Odon Cavalcanti, falou sobre a promoção da empatia nos estudantes de medicina. A dupla teve companhia do também gaúcho Celso Gutfreind, psiquiatra e escritor.

Esse tema, que também pode ser chamado de "alteridade" vem sendo tratado continuamente na revista O CUIDADOR.

Já era tempo de cuidadores médicos perceberem o quanto é importante. E aproveitarem as frequentes matérias que trazemos nesse periódico.

Afinal, "acolher a história do outro" é importante para tratá-lo.

Confira a matéria na próxima edição: Alteridade: raiz do cuidado.



Fonte: Marilice Costi, editora-chefe da revista O CUIDADOR




Deseja divulgar seu evento?

Clique aqui e preencha o formulário! É simples!





Palavras de Moacyr Scliar

Na qualidade de profissional da área da saúde, tenho a maior admiração por "O Cuidador", bela publicação editada por Marilice Costi que preenche, com sensibilidade e competência, uma lacuna: aquela representada pela necessidade de amparar os que cuidam de pessoas com limitações. Este periódico é um benefício para toda a sociedade.



Aqui outros depoimentos





Produtos Culturais e Serviços Ltda. - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Brasil - Fone: +55 51 3508.8009 - [email protected]